• Há beijos perigosos

    Entrevista com a Dr.ª Célia Costa para a TSF no dia Mundial do Beijo (13/04/2016)

    Célia Costa, imunoalergologista do Hospital de Santa Maria, não tem dúvidas de que há beijos que podem ser perigosos. "Durante um beijo há transferência de saliva e aqui podem estar alergénios alimentares.

    A imunoalergologista diz que todos os alimentos têm potencial para desencadear uma crise alérgica. "As proteínas de leite, por exemplo. Se houver alguém que acabou de comer alimentos que tenham leite, como um pastel de nata ou um bacalhau com natas, ao dar um beijo ficam sempre alergénios na boca, mesmo que beba um copo de água. O leite, o marisco, os frutos frescos".

    Os sintomas dependem da gravidade da reação alérgica. "Comichão ao nível dos lábios, da língua, do palato, com eczema dos lábios. Mas como há deglutição poderá haver outros sintomas como diarreia, vómitos, etc".

    Célia Costa, que também faz parte do Grupo de Interesse de Alergia Alimentar da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, diz que há cuidados a ter para evitar o pior, mas a intensidade do beijo também conta.

    Hoje assinala-se o Dia Internacional do Beijo. Ainda que precise de alguns cuidados, não se esqueça, beije e se possível todos os dias.

    Entrevista completa em:

    http://www.tsf.pt/sociedade/interior/ha-beijos-perigosos-5124357.html

      2015-2025 © Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia ClínicaPolítica de PrivacidadeLivro de Reclamações
      • Bright
      Este site usa cookies para recolher estatísticas e melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Saiba mais aqui