Dr.ª Susana Cadinha
Dr.ª Bárbara Kong Cardoso
Dr. Pedro Botelho Alves
E-mail:giafarmacos.spaic@gmail.com
A hipersensibilidade a fármacos é uma das mais complexas áreas de investigação na imunoalergologia, pela diversidade do espectro de manifestações clínicas, pelo eventual envolvimento de diferentes órgãos e pela ausência de testes de diagnóstico estandardizados na maioria dos grupos de fármacos.
São objectivos fundamentais deste grupo de interesse desenvolver estudos epidemiológicos e clínicos na área da hipersensibilidade a fármacos e trabalhar no sentido de uniformizar a metodológia de diagnóstico nos principais grupos de fármacos. Afigura-se com especial interesse a validação dos testes cutâneos e a uniformização dos protocolos de provocação nos diferentes Serviços de Imunoalergologia Nacionais.
Este grupo de interesse deverá reunir duas vezes por ano e está aberto a todos os sócios da SPAIC que pretendam desenvolver estudos nesta aérea.
Pretende-se a participação de pelo menos um elemento de cada Serviço de Imunoalergologia do país entre os que efectivamente se dedicam ao estudo de reacções a fármacos.
Temos também como objectivos incentivar a parceria e desenvolver trabalhos com o grupo de interesse em alergia a fármacos da EAACI “European Network Drug Allergy (ENDA), com as sociedades espanhola de alergologia e imunologia clínica (SEAIC), a Associação brasileira de alergia e imunopatologia (ASBAI) e com a rede Portuguesa de Farmacovigilancia.
Compilação digital dos resumos : Prémios SPAIC - DIATER - aqui.
\
Material educacional
A abordagem da alergia a medicamentos explicada à população - clique no vídeo
Jogos/distrações para crianças durante provas de provocação - descarregue aqui