A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) organiza no próximo dia 14 de abril no Hotel Axis Ofir, a 17ª edição da sua Reunião da Primavera, este ano dedicada a “Alergia Alimentar – Patologias Emergentes”.
A atualidade deste tema explica a sua escolha para uma reunião monotemática de Imunoalergologia. Com uma prevalência que tem vindo a aumentar, estima-se que na Europa a Alergia Alimentar afete atualmente mais de 17 milhões de pessoas. Os principais alimentos envolvidos são o leite, o ovo, o peixe, o marisco, os frutos de casca rija, os frutos frescos e o amendoim. Apesar de não se conhecer a verdadeira magnitude do problema na generalidade dos países, sabe-se que a prevalência de alergia alimentar avaliada através de inquérito é da ordem dos 6%. No entanto, quando é feita uma investigação adequada por um médico Imunoalergologista, a maioria dos casos não se confirma, evitando-se assim dietas desnecessárias.
Por este motivo, todos os doentes com suspeita de Alergia Alimentar deverão ser orientados para uma Consulta de Imunoalergologia, para estudo individualizado. Caso a alergia se confirme, o seguimento poderá passar por aconselhamento dietético, tratamentos específicos como indução de tolerância ou imunoterapia com alergénios alimentares, minimizando o impacto da doença na qualidade de vida e melhorando o seu prognóstico.
A Alergia Alimentar é a principal causa de anafilaxia em idade pediátrica, com impacto significativo na qualidade de vida dos doentes e seus familiares e com elevados custos socioeconómicos.
A expressão gastrintestinal da Alergia Alimentar com mecanismos não IgE mediados, a patologia associada ao trigo, o mito das “intolerâncias alimentares” que levam a dietas infundadas e perigosas com potenciais consequências graves para a saúde, a importância do diagnóstico clínico e laboratorial da Alergia Alimentar, serão temas abordados ao longo da Reunião.
A Reunião é organizada pela Direção da SPAIC em colaboração com o Grupo de Interesse de “Alergia Alimentar” da SPAIC.
Este acontecimento científico que conta com a presença de uma centena e meia de médicos especialistas participantes, precede a “Semana Mundial da Alergia” da World Allergy Organization (WAO) que decorrerá de 22 a 28 de Abril, este ano dedicada a “Dermatite Atópica/Eczema”
Prazo limite para inscrição: 23 de Março de 2018.
Inscrições por correio para: Secretariado SPAIC, Luísa Carvalho. Rua Manuel Rodrigues da Silva, 7 C • Escritório 1. 1600-503 Lisboa ou por e-mail: geral@spaic.pt
Consulte o programa final aqui.