Dia Mundial da Asma é um evento anual organizado pelo “Global Initiative for Asthma” (GINA) ao qual a SPAIC sempre se associa e que tem por objetivo melhorar o diagnóstico e o tratamento da asma em todo o mundo. O Dia Mundial da Asma 2016 realiza-se a 3 de Maio e o seu tema é: “Pode Controlar a Sua Asma”.
A asma é uma doença crónica frequente e potencialmente grave, que afeta crianças e adultos que, não tendo cura, pode ser controlada. A asma é uma doença subdiagnosticada e subtratada que afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que em Portugal a asma afete cerca de 700 mil residentes (6,8% da população), e que existem cerca de 175 mil crianças/adolescentes asmáticos em Portugal (8,4% das crianças tem asma).
Em termos globais, metade das crianças asmáticas portuguesas (51%) não tem a sua asma controlada. Uma das consequências do mau controlo pode ser as agudizações graves de asma, com necessidade de internamento. De fato, sabe-se que um terço das crianças asmáticas portuguesas é internado por asma pelo menos uma vez na vida.
Nesta data, a SPAIC divulga também dados do estudo CASCA, sobre os custos da asma na criança, que constata que em média cada criança com asma vai 1 a 2 vezes por ano aos serviços de urgência e falta 6 dias por ano à escola. Verificou-se também que o principal factor agravante de custos é ter a asma não controlada, que acarreta um absentismo escolar 3 vezes maior. A obesidade e a rinite são factores que na criança contribuem para um pior controlo da asma.
As principais dificuldades no controlo da asma são a inadequada adesão ao tratamento inalatório e a utilização incorreta dos seus dispositivos. Por isso, a educação do doente asmático de modo a que tenha um papel ativo numa adequada gestão da sua doença é vital para o sucesso do controlo da asma e para a obtenção dos melhores resultados de saúde. Assim, este ano, a SPAIC associa-se também à campanha “Que a asma não te pare!” do Dia Mundial da Asma.