Homenagem à Profª Maria Laura Palma-Carlos pelos 40 anos das reuniões internacionais do GAILL em Portugal
O GAILL, Groupement des Allergologistes et Immunologistes de Langues Latines, fundado em Paris em 1971, tem tido uma participação marcante com a organização pelo seu capítulo português de reuniões internacionais de elevada qualidade, nas quais vários sócios da SPAIC têm participado desde meados dos anos 80, altura em que a Profª Maria Laura Palma-Carlos assumiu a presidência do GAILL.
Em representação da direção da SPAIC participámos na abertura da 46ª Reunião do GAILL e nos 40 anos das suas reuniões internacionais em Portugal. Durante esta 46ª Reunião foi prestada justa homenagem à Profª Maria Laura Palma-Carlos pelos 30 anos de direção do GAILL e de verdadeira diplomacia da divulgação científica, com a abertura da Imunoalergologia Portuguesa à colaboração com os nossos pares em França, Espanha, Itália, Bélgica e Suíça. Hoje em dia, muitos dos membros da SPAIC têm colaborações ativas e continuadas com diversos grupos desses mesmos países, na senda do trabalho pioneiro realizado pelo GAILL nestas últimas 4 décadas.
A Prof.ª Maria Laura Palma-Carlos é reconhecidamente uma referência da Imunoalergologia portuguesa, trabalhando e integrando desde os anos 70 o prestigiado grupo de colaboradores e discípulos do Prof. Doutor Antero Palma-Carlos, na Faculdade de Medicina de Lisboa. Teve um papel de extrema importância no desenvolvimento laboratorial da Hematologia, no então Núcleo de Estudos Clínico-Hematológicos do Instituto de Alta Cultura, e da Imunologia laboratorial que começava, a essa data, a dar os primeiros passos.
É como investigadora do Centro de Hematologia e Imunologia da Universidade de Lisboa, que veio a coordenar, que se distinguiu no desenvolvimento entre nós de várias técnicas laboratoriais pioneiras - doseamento de Imunoglobulinas, IgE total e específica, estudo do complemento, ativação de basófilos, citometria de fluxo, entre outras - técnicas que se revelaram essenciais para o desenvolvimento do diagnóstico alergológico tal como o reconhecemos atualmente.
O nosso bem-haja, Profª Maria Laura, por todo o trabalho em prol do prestígio internacional da Imunoalergologia Portuguesa.
Luís Delgado
Presidente
Elisa Pedro
Vice-Presidente