Plano de ação para o triénio 2017-2019
A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica – SPAIC – tem tido um desenvolvimento notável nas últimas décadas, graças ao empenho das anteriores Direções na divulgação e dinamização da Sociedade e da Imunoalergologia portuguesa a nível nacional e internacional. Foi com enorme honra e sentido de responsabilidade que a nova Direção eleita aceitou este desafio para o triénio 2017-2019, contando com a participação de todos os associados e parceiros, na continuação do desenvolvimento e crescimento da notoriedade da SPAIC como a principal referência nacional das doenças imunoalérgicas.
Os nossos objetivos são:
Para concretizar estes objetivos desenvolveremos um trabalho de equipa, em comunicação aberta com todos os sócios e organizado dentro da direção em quatro áreas funcionais: Congressos e Eventos: Dra. Emília Faria (Vice-Presidente), Educação e Projetos: Prof. Doutor João Fonseca (Vice-Presidente), Comunicação e Associados: Prof. Doutor Pedro Martins (Vice-Presidente), Organização e Relações Externas: Dr. Rodrigo Alves (Tesoureiro) e Dra. Ana Morête (Secretária Adjunta), em articulação direta com o Secretário-Geral (Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira) e a Presidente (Dra. Elisa Pedro). Contaremos sempre com o contributo do Presidente Cessante (Prof. Doutor Luís Delgado).
Plano de ação nas diferentes áreas funcionais:
Congressos e Eventos
Todos os eventos da SPAIC terão como prioridade a componente educativa, promotora do desenvolvimento profissional contínuo e serão também a plataforma essencial para promover a interação e comunicação entre os associados.
A 16ª Reunião Temática da Primavera decorrerá no Grande Hotel do Luso, no dia 25 de março de 2017, com o tema: “Terapêuticas Biológicas em Imunoalergologia”. Considerando que os medicamentos biológicos estão atualmente na vanguarda das terapêuticas médicas julgamos que será importante para os Imunoalergologistas uma atualização de conhecimentos nesta área. Esta reunião temática destinada a todos os sócios da SPAIC tem como objetivo promover a formação numa área específica da Imunoalergologia, pretendendo-se envolver especialmente os Grupos de Interesse (GI) da SPAIC e os Jovens Imunoalergologistas Portugueses (JIPs). No dia 24 de março, durante a tarde, a Direção irá reunir com os Coordenadores e Secretários dos GI e com o Editor da Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA), recentemente nomeados, para discussão dos planos de ação e projetos para 2017.
A 38ª Reunião Anual da SPAIC decorrerá 6 a 8 de outubro de 2017, com o tema: “Alergia e Qualidade de Vida”. Nesta Reunião haverá um simpósio conjunto com a Sociedade Espanhola de Alergia e Imunologia Clínica (SPAIC/SEAIC). Pretende-se desenvolver um programa científico que envolva a maior participação possível dos associados e GI da SPAIC, com o objetivo de promover uma discussão alargada entre todos os interessados nas doenças imunoalérgicas.
Estão ainda previstas a realização da 17ª Reunião Temática da Primavera em abril de 2018 e da 39ª e 40ª Reuniões Anuais da SPAIC em setembro de 2018 e outubro de 2019.
O Congresso Anual da EAACI terá lugar em Lisboa, em junho de 2019. Devido à extraordinária importância da realização deste evento no nosso país, contamos com a participação e colaboração de todos para o sucesso desta reunião científica.
Entre outros objetivos iremos promover a participação dos sócios, como palestrantes em reuniões nacionais e internacionais, nomeadamente no âmbito de sociedades de que a SPAIC é associada ou tem parcerias, como a SLBAIC, ASBAI, SLAAI, SEAS, SEAIC, WAO, GARD e EAACI.
Manter a creditação externa, nacional e/ou europeia, de todos os eventos educativos da SPAIC, garantindo a transparência e explicitação de eventuais conflitos de interesse, de acordo o código de ética.
Educação e Projetos
Continuar a promover reuniões de formação para os Sócios da SPAIC, com particular atenção às necessidades e interesses dos Internos de Imunoalergologia e JIPs.
O Programa de Formação Especializada para JIPs – PHYSALIS - iniciado pela anterior Direção, irá continuar com um novo formato – PHYSALIS Challenges 2017-2019 – com dois módulos/ ano, cada um deles com um tema clínico e um tema não clínico. O primeiro módulo será dedicado à Asma e irá decorrer nos dias 13 e 14 de Maio de 2017, em Melgaço.
Continuar a promover a ligação à Medicina Geral e Familiar com ações de formação sobre as doenças alérgicas prevalentes, como é o caso da asma e da rinite, através dos GI e em colaboração com o GRESP, Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF.
Continuar a dinamizar as ações de educação e formação do público em geral sobre as doenças alérgicas, com a divulgação e publicitação de material educativo, quer impresso quer no website da SPAIC, com base no trabalho desenvolvido pelos GI ou a partir de documentos idóneos de sociedade científicas congéneres a que a SPAIC está associada. Iremos participar como parceiros na campanha “Vencer a Asma” que irá decorrer ao longo de 2017, com o objetivo de sensibilizar os doentes asmáticos, os profissionais de saúde e a população em geral para a importância do controlo da asma na melhoria da qualidade de vida, salientando a importância do papel do Imunoalergologista no acompanhamento e tratamento do doente asmático.
Apoiar e promover a realização de estudos multicêntricos através da criação de registos online na plataforma de gestão de registos e estudos observacionais no website da SPAIC, com o objetivo de promover a investigação multicêntrica e o conhecimento sobre a evolução da realidade Portuguesa em áreas chave da Imunoalergologia. Para 2017 estão em desenvolvimento o “Registo de Anafilaxia” e o curso online para profissionais de saúde, sobre: “Terapêutica Inalada e Técnicas Inalatórias”.
A Direção está atenta às novas regras de apoio à formação contínua dos associados, pelo que irá manter os concursos para prémios e bolsas de estudo da SPAIC, para os melhores projetos de investigação, formação específica fora do país, melhores comunicações apresentadas na Reunião Anual e bolsas SPAIC para participação em encontros científicos.
Comunicação e Associados
Manter a estratégia de comunicação que tem vindo a ser desenvolvida no website, facebook da SPAIC e nos órgãos de comunicação social, dando resposta às solicitações dos mídia.
Realizar o levantamento das necessidades de formação dos associados da SPAIC, através de inquéritos online e o levantamento das atividades clínicas e de investigação dos associados da SPAIC, com o objetivo de fomentar a criação de redes de comunicação.
Garantir a publicação online de quatro números por ano da Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA), órgão oficial da SPAIC, promovendo a publicação dos principais conteúdos das reuniões e formações da SPAIC e ampliar a sua distribuição online pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). A Direção agradece o desafio aceite pelo novo Editor e Secretária Geral da RPIA, Profs. Doutores Luís Miguel Borrego e Mariana Couto e expressa o seu reconhecimento à Dra. Amélia Spínola Santos, Editora da RPIA durante o triénio 2014-2016, e a toda a equipa editorial o inestimável contributo que prestaram mantendo o elevado nível científico da revista e a divulgação do que mais recente se faz nas áreas da Imunoalergologia dentro e fora do nosso país. Os Redatores e o Conselho Científico da RPIA também serão revistos neste triénio.
Promover a publicação de artigos originais ou de revisão pelos associados da SPAIC, na revista internacional European Annals of Allergy and Clinical Immunology (Eur Ann Allergy Clin Immunol), segundo órgão oficial da SPAIC, mantendo o seu acesso aberto e continuando a sua distribuição em papel. A Direção agradece ao Editor Chefe, Dr. Mário Morais de Almeida, a sua contribuição na divulgação internacional da produção científica da Imunoalergologia Portuguesa e felicita o Prof. Doutor Pedro Martins pela sua nomeação para o cargo de Editor Associado. Os profs. Doutores João Fonseca e Luís Miguel Borrego também irão integrar o corpo editorial da revista.
Continuar a apoiar a Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA), mantendo o estudo dos pólenes na atmosfera de Portugal, ampliar a divulgação da atividade da RPA em plataformas digitais e manter o “Boletim Polínico” com contagens polínicas em 9 cidades do País.
Promover e divulgar as atividades da SPAIC junto de sociedades científicas de outros profissionais de saúde e das associações de doentes afins à Imunoalergologia, como a APA, ADAH, APDIP. Em 2017 iremos participar na Semana Mundial da Alergia de 2 a 8 de abril, este ano dedicada à Urticária, e nas comemorações do Dia Mundial da Asma que se realizará a 2 de maio.
Organização e Relações Externas
Incentivar e apoiar a ação e projetos dos GI da SPAIC e em especial dos JIPs é uma prioridade desta Direção. Os JIPs serão representados junto da Direção, particularmente nas áreas da educação e comunicação incluindo nas novas técnicas de comunicação, pelo seu coordenador.
Para reforçar a ligação dos JIPs aos GI, foi indicado um representante JIP em cada GI de acordo com consulta prévia feita online – Dra. Rosa Fernandes (Aerobiologia), Dra. Joana Belo (Alergia Alimentar), Dra. Bárbara Cardoso (Alergia a Fármacos), Dra. Rita Aguiar (Alergia Cutânea), Dra. Joana Cosme (Alergénios e Imunoterapia), Dra. Leonor Leão (Anafilaxia e Doenças Imunoalérgicas fatais), Dra. Filipa Semedo (Asma), Dra. Ana Luísa Moura (Asma e Alergia no Desporto), Dr. João Azevedo (Cuidados de Saúde Primários), Prof. Doutor Frederico Regateiro (Imunodeficiências Primárias), Dr. João Antunes (Rinite).
De acordo com os estatutos, foi feita a revisão da composição dos GI da SPAIC tendo sido nomeados pela Direção os respetivos Coordenadores e Secretários: Aerobiologia (Coordenador Dr. Carlos Nunes, Secretário Dr. Mário Morais de Almeida), Alergia Alimentar (Coordenadora Dra. Célia Costa, Secretária Dra. Ana Luísa Reis Ferreira), Alergia a Fármacos (Coordenadora Dra. Joana Caiado, Secretária Dra. Luísa Geraldes), Alergia Cutânea (Coordenadora Prof. Doutora Cristina Lopes Abreu, Secretária Dra. Marta Neto), Alergénios e Imunoterapia (Coordenadora Dra. Amélia Spínola Santos, Secretário Dr. Luís Araújo), Anafilaxia e Doenças Imunoalérgicas Fatais (Coordenadora Dra. Ângela Gaspar, Secretária Dra. Natacha Santos), Asma (coordenador Prof. Doutor Celso Pereira, Secretária Dra. Helena Pité), Asma e Alergia no Desporto (Coordenador Dr. João Marques, Secretária Dra. Diana Silva), Cuidados de Saúde Primários (Coordenador Dr. Rui Costa, Secretário Dr. Pedro Silva), Imunodeficiências Primárias (Coordenador Prof. Doutor José Castela Torres da Costa, Secretária Dra. Sara Silva), Rinite (Coordenadora Dra. Ana Margarida Pereira, Secretário Dr. José Geraldo Dias).
Foram nomeados pela Direção, após votação realizada online entre JIPs, Coordenadora dos JIPs a Dra. Magna Correia e Secretário o Dr. Miguel Vieira.
A Direção agradece o desafio aceite pelos coordenadores e secretários dos GI e dos JIPs agora nomeados, e reconhece o excelente trabalho desenvolvido pelos anteriores coordenadores e secretários, colaborando na elaboração dos programas das reuniões com seleção e apresentação de temas e produção de textos que muito contribuíram para o elevado nível científico das reuniões da SPAIC.
Manter e desenvolver uma colaboração ativa com outras entidades oficiais, em particular com o Colégio de Imunoalergologia da Ordem dos Médicos e o Ministério da Saúde, promovendo todas as medidas que visem diferenciar e dignificar o exercício da especialidade de Imunoalergologia
Consolidar a colaboração com a Indústria, estruturada no estatuto de Patrocinadores Principais, adequando as estratégias de colaboração aos mais altos padrões científicos e sempre regidas pelos princípios de confiança, respeito mútuo e total transparência.
Consolidar e desenvolver as relações e parcerias da SPAIC com outras entidades externas nacionais, quer universitárias quer das estruturas nacionais da Saúde, com o objetivo de colocar a alergologia no patamar mais elevado da investigação, educação médica e saúde pública.
Manter as estratégias de desenvolvimento da SPAIC junto das diferentes organizações externas internacionais, através de contactos regulares com as suas direções, como a ASBAI, EAACI, GARD, SEAIC, SLAAI, SLBAIC e WAO.
A Direção felicita a Dra. Ana Morête, pela presidência da Sociedade Luso-Brasileira de Alergia e Imunologia Clínica (SLBAIC) para o triénio 2016-2018. Com o objetivo de estreitar relações com os colegas brasileiros, iremos propor a criação uma bolsa SLBAIC, destinada à participação dos JIPs, como palestrantes, em reuniões apoiadas pela SLBAIC no Brasil.
Para a execução e dinamização destes e outros projetos contamos com o valioso contributo de todos os associados.
A Direção da SPAIC 2017-2019