A urticária crónica caracteriza-se pelo aparecimento de lesões de urticária, de forma episódica ou diária, durante um período superior a seis semanas e que condicionam a qualidade de vida dos doentes. Até à data, não existe cura para esta doença, que se pode prolongar durante vários anos. Muitos doentes com urticária crónica ficam desesperados quando as lesões não desaparecem. Contudo, existe esperança para controlar a urticária crónica com a ajuda de um Imunoalergologista. Durante a Semana Mundial da Alergia 2017, especialistas irão prestar informação a médicos e à população geral sobre a importância do Imunoalergologista no diagnóstico e tratamento da doença. Existem atualmente vários medicamentos para tratar a urticária crónica. Os Imunoalergologistas têm o conhecimento necessário para diagnosticar e tratar a urticária crónica. Podem, também, esclarecer os doentes sobre eventuais dúvidas.
Estima-se que até 1,8% da população tem atualmente urticária crónica. Contudo, é necessária mais investigação sobre a prevalência global desta doença. Os organizadores da Semana Mundial da Alergia 2017 irão dar atenção a este assunto e outras necessidades futuras relacionadas com a urticária crónica. A Organização Mundial de Alergia é composta por 97 sociedades e muitas delas irão participar na Semana Mundial de Alergia 2017. Irão organizar-se sessões de discussão com médicos e doentes, promover eventos educacionais e outras atividades que pretendem contribuir para que se ganhe uma maior consciencialização sobre a urticária, e que seja partilhada informação sobre como obter alívio dos sintomas, que por vezes são insuportáveis. Recentemente, foi aprovada uma terapêutica biológica muito eficaz no tratamento da urticária crónica (anti-IgE).
Para mais informações sobre a ”Semana Mundial da Alergia 2017” e “Urticária Crónica” pode consultar o site da SPAIC em www.spaic.pt ou o site da WAO em www.worldallergyweek.org. e http://www.worldallergy.org/about-wao/member-societies.
Sobre a WAO (World Allergy Organization) www.worldallergy.org – A Organização Mundial de Alergia é uma aliança internacional de 97 sociedades regionais e nacionais dedicadas ao estudo da alergia, asma e imunologia. Através da colaboração com as Sociedades Membro, como a SPAIC, a WAO organiza uma vasta gama de programas para a educação e desenvolvimento de Imunoalergologistas em todo o mundo.
………………………………………………………………………………..................................................................................................
Sobre a SPAIC www.spaic.pt - Fundada a 10 de Julho de 1950, como Sociedade Portuguesa de Alergia, a SPAIC (Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica) é a maior associação científica nacional que agrega especialistas médicos (Imunoalergologistas), investigadores e técnicos dedicados ao estudo da alergia, asma e imunologia clínica, organizando e patrocinando regularmente uma grande variedade de programas de formação e desenvolvimento profissional nestas áreas.