A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) organiza no próximo dia 9 de Abril no Hotel Pestana Sintra Golf, a 15ª edição da sua Reunião da Primavera, este ano dedicada à alergia a medicamentos com ao tema “Hipersensibilidade a Fármacos: reconhecer e orientar” Esta reunião terá a colaboração dos Grupos de Interesse da SPAIC de “Alergia a Fármacos” e “Anafilaxia e doenças imunoalérgicas fatais”.
Este importante acontecimento científico contará com a presença de uma centena e meia de médicos especialistas participantes, associando-se às comemorações da “Semana Mundial da Alergia” da Organização Mundial de Alergia (WAO) que decorrerá de 4 a 10 de Abril, este ano dedicada à "Alergia a Pólenes – Adaptação às Alterações Climatéricas”.
Cerca de 4% a 8% da população refere ser alérgica a algum medicamento. Contudo, a grande maioria destas reações não são realmente alérgicas. Para o caso particular da penicilina, cerca de 90% dos doentes com história de alergia à penicilina, quando convenientemente estudados, pode voltar a tomar este antibiótico.
Em Portugal, os medicamentos constituem 87% das causas reportadas de anafilaxia no adulto e 41% na idade pediátrica. Os medicamentos mais frequentemente envolvidos são os antibióticos betalactâmicos (onde se inclui a penicilina) e os anti-inflamatórios não esteroides (aspirina e derivados).
A orientação para uma consulta de Imunoalergologia permitirá que muitos doentes com história de alergia, não fiquem privados de medicamentos que possam vir a necessitar no futuro. Nesta consulta, caso a alergia se confirme, será prestado um aconselhamento sobre os fármacos a evitar, quais os fármacos alternativos, e em caso de não haver alternativas, dessensibilizar.
Consulte o programa da reunião, assim como o folheto de inscrição aqui.