Nos passados dias 18 e 19 de Novembro de 2017 decorreu em Penela, no Duecitânia Design Hotel, o 2º módulo do programa pós-graduado destinado e internos de Imunoalergologia – Physalis Challenge, uma parceria SPAIC - A. Menarini Portugal, com a duração de 3 anos que é já uma referência no panorama formativo dos Jovens Imunoalergologistas Portugueses (JIPs).
De acordo com os organizadores Ana Morête e João Almeida Fonseca, esta edição que contabilizou um número record de participantes contou também com a presença da Presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) a Dr.ª Elisa Pedro que abriu os trabalhos no dia 18 novembro.
Num programa, que vai já na sua 2ª edição, visa agora destacar os JIPs dos últimos anos da formação específica, convidando-os rever e apresentar os mais diversificados temas é sem sombra de dúvida um desafio para todos. A atualização constante de conteúdos a que formação médica dos dias de hoje obriga, fica sem sombra de dúvida facilitada com este tipo de iniciativas, salienta Magna Correia Coordenadora do Grupo de JIPs da SPAIC e organizadora do evento.
Neste módulo, como habitual, os organizadores selecionaram um tema clínico e um tema não-clínico para o debate. Assim, foram abordados os temas Dessensibilização/Indução de tolerância e Comunicação com o público. Este módulo contou com a presença da Dr.ª Olga Magalhães assessora de imprensa do CINTESIS – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto que abordou o tema Comunicação com o Público numa apresentação dinâmica e interativa que envolveu de imediato todos JIPs presentes, segundo Ana Morête. A Prof.ª Dr.ª Mariana Couto, secretária-geral da Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA) órgão de comunicação oficial da SPAIC abordou os projetos e iniciativas da agora renovada RPIA. Como palestrante internacional este módulo contou com a presença do Prof. Dr Dario Antolin Amerigo Secretário-geral da Sociedade Espanhola de Alergologia e Imunologia Clínica (SEAIC), também secretário do grupo de interesse dedicado à Hipersensibilidade a Veneno de Himenópteros da Academia Europeia de Alergologia e Imunologia Clínica (EAACI), possui um vasto percurso académico e representativo, tendo ocupado ao longo dos últimos anos vários cargos no seio da EAACI, proporcionou sem sombra de dúvida uma excelente oportunidade de trabalho de grupo entre os internos dos diferentes centros hospitalares de Norte a Sul do país, permitiu ainda uma troca de experiências, saberes e conhecimentos entre o palestrante internacional e os Jovens Imunoalergologistas Portugueses.
O ambiente descontraído e informal a que o programa desde a sua criação habituou todos os seus participantes permitiu durante todo o evento conviver, criar/estreitar lanços, estabelecer parcerias e desenvolver projetos entre internos de Imunoalergologia de todo os país.
A organização do evento parabeniza todos os participantes pelo modo interessado com que frequentaram todas as sessões contribuindo assim para o sucesso de mais esta iniciativa. No futuro, estão já programados novos “challenges” que serão introduzidos já no primeiro módulo de 2018. Em breve, serão anunciadas as datas e temas dos 2 módulos de 2018.