A propósito do Dia Mundial da Urticária Crónica que se comemora a 1 de outubro, a SPAIC em parceria com a Novartis, lançam a campanha “Eu Sou a Tua Rede” uma iniciativa de sensibilização para a Urticária Crónica Espontânea, com a partilha de casos reais de pessoas que não têm a doença, mas que vivem todos os dias com ela.
Através da iniciativa “Eu Sou a Tua Rede”, mostram-se histórias de familiares, companheiros e amigos, que contam como fazem para ajudar a superar a Urticária Crónica Espontânea e partilham o seu conselho a pessoas que estejam a viver o mesmo. São seis histórias que mostram que o apoio de quem está próximo é essencial para lidar com a doença nos vários desafios que ela traz todos os dias.
Mais informação em www.umapeleparaavida.pt.
"A parte emocional sempre foi mais importante"
Patrícia é uma jovem designer que descobriu que tem Urticária Crónica Espontânea em 2016. A doença trouxe alguns momentos menos positivos, mas Patrícia contou sempre com o apoio fundamental de João, o seu namorado.
http://observador.pt/videos/obs-lab/a-relacao-vai-muito-alem-do-lado-fisico/
"Uma corrente é formada por muitos elos"
Os primeiros sintomas de Urticária Crónica Espontânea surgiram na vida de Paula em 2015. Natural de Cantanhede e com uma vocação natural para trabalhar com crianças, Paula não se deixou abalar pela doença. Ao seu lado tem sempre o seu avô, Lino.
http://observador.pt/videos/obs-lab/ver-para-alem-da-pele/
"Juntas vamos vencer"
Lisette vive em Sines. Luísa em Leça de Palmeira. A distância geográfica é significativa, mas o longe faz-se perto, através de um encontro em Lisboa ou dos telefonemas diários. São laços fortes que os quilómetros não abalam... nem a Urticária Crónica Espontânea.
http://observador.pt/videos/obs-lab/amizade-a-distancia-de-um-telefonema/
"É muito importante o apoio financeiro"
Cármen e Luciana conheceram-se nos Açores há largos anos e são amigas desde então. Viver numa ilha e ter Urticária Crónica Espontânea traz muitos desafios, sobretudo pelo isolamento e escassez de recursos. A Luciana conhece bem esta realidade, mas não está sozinha para enfrentá-la.
http://observador.pt/videos/obs-lab/uma-amizade-maior-que-o-atlantico/
"Tento sempre acompanhá-la às consultas"
Patrícia foi diagnosticada com Urticária Crónica Espontânea em 2010 e a doença trouxe grandes mudanças para a sua vida. Virgílio esteve sempre ao seu lado e, desde o primeiro momento, acompanhou a filha às consultas e tratamentos sempre que pôde.
http://observador.pt/videos/obs-lab/a-importancia-de-estar-proximo/