Manual para o doente sobre imunodeficiências primáriasImunodeficiências primárias: quando as defesas faltam
Este manual é a tradução e adaptação para português do documento original Primary Immunodeficiency: When the Body's Defenses are Missing
elaborado pelo National Institute of Child Health and Human Development Information Resource Center
dos Estados Unidos América.
Tradução: André Moreira, Susana Cadinha, Daniela Malheiro (Internos de Imunoalergolgogia da Unidade de IA do Hospital de S. João do Porto); Emília Faria (Assistente de Imunoalergologia do Serviço de Imunoalergologia dos HUC - Coimbra)
A APDIP tem por objectivos apoiar os doentes com imunodeficiências primárias, no sentido de proporcionar ao doente com este tipo de doença a melhor qualidade de vida possível. E temos três dimensões que muito valorizamos e procuramos preconizar: a humana, a comunitária e a institucional. A nível humano, a integração social dos doentes, visando a sua dignificação e a salvaguarda dos seus interesses e direitos, bem como todo o apoio aos seus familiares é uma prioridade. A nível comunitário, a sensibilização e conhecimento da população acerca deste tipo de doenças. Quanto à institucional, pretendemos obter, junto de entidades oficiais e instituições privadas, todos os meios de acção e apoio que visem proporcionar meios de diagnóstico, terapêutica e reabilitação.
E-mail: geral@apdip.pt